Curso Livre 2020
"A Miséria Brasileira Através do Cinema"
Trabalho e Capitalismo no Brasil
Coordenação-geral: Prof. Dr. Giovanni Alves (UNESP)
 
 
 
Cena do Filme "Terra em Transe" de Glauber Rocha (1967)
 
O Que é a "Miséria Brasileira"?
 
Entendemos a “miséria brasileira”, utilizando (e ampliando) a fórmula marxiana de “miséria alemã”, como sendo a determinação particularizadora para o capital e capitalismo de via colonial-escravista no Brasil, que se caracteriza pela produção e reprodução do atraso e do anacronismo remanescente em todos os âmbitos da vida, desde as relações materiais de produção e intercâmbio até as correspondentes formas políticas de luta de classes e principalmente, as condições sociais, culturais, subjetivas e psicológicas. No seu processo de modernização, a sociedade brasileira é forçada a combinar o arcaico e o moderno, o historicamente velho e o historicamente novo, articulando defeitos civilizados com defeitos bárbaros do capital atrófico (como diria José Chasin). A idéia é apreender através do cinema brasileiro, a alma do Brasil; ou o sentido (e a forma) dos traços visíveis do arcaísmo moderno da civilização brasileira. A “miséria brasileira”, como movimento de esforço do capital incompletável para alcançar a situação moderna por meio de surtos de “modernização conservadora”, deixou seu rastro no plano estético do cinema nacional. Nosso objetivo é identifica-los nas narrativas fílmicas, compostas por personagens típicos, situações de vida e posições de classe permeadas pelo ethos conservador e tradicionalista; e pelos afetos profundos da alma brasileira (medo, culpa, inveja e ciúme). Do mesmo modo que Siegrid Kracauer - no livro “De Caligari a Hitler” - analisou os filmes alemães para entender a alma alemã pré-Hitler, abriremos – no limite do possível - um espaço de reflexão de análise crítica dos filmes do cinema brasileiro, visando entender a alma do povo, classe média e classes dominantes do Brasil na sua etapa de modernização conservadora.  
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Inscrições -Gratuitas!
De 26 de maio a 30 de julho de 2020
 
 
 
Módulo Experimental
O conceito de "miséria brasileira" e o cinema nacional
Inicio: 18 de Agosto de 2020
Término: 15 de dezembro de 2020
COMO INSCREVER-SE?
Para inscrever-se na Fase Experimental do Curso Livre - GRATUITO - envie e-mail para a Rede de Estudos do Trabalho (Clique Aqui) ou envie e-mail para ret@estudosdotrabalho.org com os seguintes dados: NOME COMPLETO, IDADE, PROFISSÃO, ENDEREÇO POSTAL e responda a pergunta: POR QUE TENHO INTERESSE EM CONHECER O BRASIL ATRAVÉS DO CINEMA?. No Assunto do E-mail deve-se colocar: CINEMA BRASILEIRO.
 
Proposta
Iremos fazer - duas vezes por mês - a análise crítica de filmes brasileiros visando elaborar os primeiros elementos para a interpretação do Brasil. No módulo experimental que desenvolveremos no 2o. semestre de 2020, pretendemos fazer a discussão do conceito de "miséria brasileira" que deve permear a análise crítica dos filmes nacionais. Iremos convidar como colaboradores do projeto do curso para discussão, na fase experimental, professores, pesquisadores e analistas do cinema. 
ATENÇÃO
A Inscrição que cada um deve fazer - de 26 de maio a 30 de julho de 2020 - é para a Fase Experimental do curso livre, sem o compromisso de continuar fazendo os demais módulos do curso.
HAVERÁ ENTREGA DE CERTIFICADOS?
Haverá entrega de CERTIFICADOS para os participantes da Fase Experimental do Curso Livre assinados pela RET/TELA CRÍTICA.
COMO VAI SER A DINÂMICA DO CURSO EM SUA FASE EXPERIMENTAL?
Em primeiro lugar, deve-se assistir o filme e depois participar da discussão crítica on-line. As atividades on-line de discussão do filme devem ocorrer das 17 h às 19 h (2 vezes por mês), com o vídeo da discussão ficando disponível àqueles inscritos que não puderem assistir em tempo hábil. Na Fase Experimental devem ser analisados e discutidos 8 filmes do cinema nacional. Nesta fase experimental o aluno deve ter acesso aos filmes a serem discutidos e assistir as atividades on-line de discussão dos filmes (2 horas), participando através de perguntas. Serão indicados textos básicos (em pdf) para acompanhar cada filme a ser discutido. As sessões de discussão do filme deve ter como expositor, o professor; e um debatedor a ser convidado.  
O CURSO LIVRE 2021-2022
 
A partir de janeiro de 2021 teremos o inicio do curso livre propriamente dito, certificado pelo Projeto Tela Crítica e Rede de Estudos do Trabalho (RET), com a dinâmica avançada que inclui, além da discussão crítica por meio de atividades on-line (transmissão por streaming), aulas escritas e a leitura de textos (e bibliografia) que tratam da realidade brasileira. É importante salientar que, ao término de cada parte do curso, teremos a publicação de um livro a ser enviados aos inscritos tratando do tema do módulo. Todos os filmes brasileiros a serem discutidos, serão disponibilizados aos alunos, com um roteiro de leitura do filme. O curso completo (as duas partes e os quatro módulos) deve ir até o segundo semestre de 2022.
PROGRAMA DO CURSO LIVRE 2021-2022
Parte 1
A Ascensão
Módulo 1:
Do Nacional-Desenvolvimentismo Ao AI-5

(1954-1969)
1o. semestre de 2021

Módulo 2:
Da Ditadura Militar à Redemocratização

(1970-1984)

2o. semestre de 2021
Parte 2
A Queda

Módulo 3:
Da Nova República Ao Neoliberalismo

(1985-2002)

1o. semestre de 2022

Módulo 4:
Do Neodesenvolvimentismo à Barbárie Social
(2003-2020)
2o. semestre de 2022
Este será o mais completo (e longo) esforço crítico para conhecer o Brasil através do cinema utilizando-se a metodologia Tela Crítica. Nosso objetivo é a formação da consciência crítica do Brasil a partir do cinema brasileiro. O Brasil precisa conhecer o Brasil. A Sétima Arte pode contribuir para apreendermos o conceito de "miséria brasileira" e termos uma perspectiva histórica da ascensão e queda da civilização brasileira. 
Coordenação-geral: Prof. Dr. Giovanni Alves (UNESP/RET/Tela Crítica)

ELEGANTE

© 2023 Por Skyline.